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Como montar uma pizzaria delivery

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Como montar uma pizzaria delivery

Mensagem  Admin em Dom Abr 29, 2012 5:02 pm

A pizzaria delivery entrega as pizzas na casa dos clientes e sua forma de atendimento é um pouco diferente, pois existem peculiaridades neste negócio: o contato é feito por telefone e com o motoboy na entrega da pizza. Para um bom funcionamento desse sistema veremos abaixo todos os aspectos a serem considerados.

Como toda pizzaria, a pizzaria delivery também possui um cardápio que deverá ser distribuído e atualizado quando necessário de acordo com o mercado.

Mercado de uma pizzaria delivery

O número de consumidores que pedem pizza pelo telefone é maior nas metrópoles. O serviço é procurado porque as pessoas preferem comer uma pizza no conforto de seu lar, principalmente nos fins de semana. Uma prova disso é que algumas pizzarias cobram menos quando a pizza é pedida pelo telefone de segunda a quinta-feira.


Pesquisa de mercado de uma pizzaria delivery

Para abrir uma pizzaria delivery é necessário que uma pesquisa apurada identifique qual região tem a necessidade de uma pizzaria delivery e qual o raio de km que a pizzaria irá atender para obter muitos pedidos. Pesquise também qual cardápio a pizzaria deverá oferecer para que agrade os clientes e para que eles peçam a pizza.

Talvez uma das pesquisas mais necessárias seja a pesquisa de cardápio, portanto, não terceirize esssa pesquisa: escute o público-alvo e colha as informações sobre o que eles querem consumir e como querem consumir.


Público-alvo de uma pizzaria delivery

Antes de montar uma pizzaria delivery verifique que clientes pedirão o produto e qual a renda per capita da população, seus hábitos, seus gostos e quais as peculiaridades da região.

A análise econômica poderá levar a conclusões como: que cardápio oferecer, qual será o preço, quais serão as promoções e quais condições de pagamento agradarão aquele público-alvo.

Se não há ainda o hábito de pedir pizza pelo telefone, crie esse hábito nos clientes locais, reeduque o público-alvo mostrando as vantegens de consumir de forma delivery.


Concorrência de uma pizzaria delivery

Quais seus concorrentes em um raio de1 km, o que eles oferecem, quais seus pontos fortes, promoções e tradição?

Estude a concorrência com critério e aprenda de quem vende mais. Tente diversificar o serviço e produtos da pizzaria delivery, atendendo o que a concorrência ainda não atende.

O ramo de entregas é muito concorrido e a maioria dos estabelecimentos estão entregando seus produtos, principalmente refeições.

Portanto, ofereça um serviço de primeira qualidade e pesquise clientes e concorrência, e escolha atender onde há uma necessidade de pizza delivery.

É necessário entregar cardápio completo com o telefone da pizzaria e ainda distribuia brindes e promoções para compradores e prêmios para compredores que comprarem uma boa quantidade, como na 10ª pizza pedida ganhe uma grátis, ou refrigerante ou um brinde especial.


Localização e escolha do ponto comercial de uma pizzaria delivery

Como a pizzaria delivery não atenderá clientes no local, o ponto comercial poderá ser escolhido em um local que seja bem localizado para seus funcionários, um local próximo a ponto de ônibus e outras funcionalidades.

Mesmo que ambiente não seja frequentado por clientes, deve ter um espaço considerável para abrigar funcionários e atividades.

O local deve ser limpo, seguro e atender as condições de trabalho com uma cozinha industrial e até forno a lenha.

As instalações da pizzaria delivery devem contar com uma área para recebimento de mercadorias e materiais e ainda uma área para estocagem do que não for levado aos freezers.


Investimento inicial de uma pizzaria delivery

O investimento inicial para montar uma pizzaria delivery gera em torno de R$10.000,00 e para expandir a pizzaria, o empresário fará investimentos em torno de R$30.000,00.

Depois de devidamente instalada e concluído todo o processo de escolha da imóvel e instalação, os empresários deverão adequar o espaço físico para funcionamento das atividades.

Os empreendedores também gastarão com balcão frigorífico, freezer, geladeiras comerciais, embalagens para pizzas, máquinas registradoras, forno, fogões e outros.

Também serã o utilizados utensílios para atividades como pizzaiolos como espátulas, formas de alumínio, potes ,diversas facas, vasilhames e outros. Esses utensílios devem ser comprados em boa quantidade para que as atividades sejam realizadas da melhor forma.

E ainda a pizzaria delivery terá gastos com um veículo funcional para as atividades de logística.

Fornecedores de uma pizzaria delivery

Os fornecedores de uma pizzaria delivery participarão da operação dos empresários e serão fornecedores de farinha, de legumes, queijos, fermento e utensílios. Há também fornecimento de embalagens, sacos plásticos, sacolas,etc., todos personalizados.

Vigilância Sanitária de uma pizzaria delivery

A Vigilância Sanitária estabelece algumas normas para um funcionamento higiênico e seguro de uma pizzaria delivery que valem para outros estabelecimentos de refeições.

Uma das normas é : a área que recebe as mercadorias deve ser independente da área de execução das atividades com prateleiras que devem ter, no mínimo, 25 cm do chão (quanto mais distante melhor).

As normas que deverão ser atendidas são para anti-sepsia, que consiste em reduzir microorganismos com higiene na lavagem de mãos.

Boas Práticas - a fiscalização exige que os estabelecimentos que lidam com alimentos observem e tenham um Manual de Boas Práticas. No manual deve constar como a pizzaria realiza suas atividades para executar seu serviço com qualidade e higiene no manuseio de alimentos.

Controle de pragas e vetores – a pizzaria deverá ter um programa integrado com a prefeitura a fim de observar a prevenção e retirada de vetores e pragas.

As outras normas são para desinfecção, higienização e limpeza.


Pessoal de uma pizzaria delivery

Para compor uma equipe competente e eficiente a pizzaria contará com pizzaiolos que sejam competentes, atendentes que sejam eficientes e cordiais ao atender o telefone.

A equipe deverá ter pizzaiolos e atendentes, conforme a demanda da pizzaria: se aumentar o número de atendentes é porque os negócios estão indo bem. Deverá ter caixa, motoboys, pessoal da limpeza e pessoa responsável pelas contas a pagar e contas recebidas, um responsável pelo faturamento.

Todo o pessoal deve estar informado sobre as vendas da pizzaria, as condições de pagamento, promoções, políticas de vendas.

Reúna sempre os trabalhadores da pizzaria delivery para estabelecer todas as políticas de vendas, de divulgação e de produção. Treine também o pessoal para atender melhor, trabalhar com higiene e segurança.


Serviços de Motoboy em uma pizzaria delivery

Os motoboys que entregarão as pizzas deverão realizar um trabalho que seja rápido, dinâmico, a equipe deve ser comprometida e gentil com os clientes.

A pizzaria poderá terceirizar serviços de motoboy ou se preferir contar com uma frota própria de motoboys.

Não é necessário comprar motos, apenas contratar motoboys que já têm suas motos e contratar os serviços dos motoboys. Esses serviços podem ser efetivos ou de forma autonôma.

Divulgação e Marketing em uma pizzaria delivery

Divulgar uma pizzaria é o mesmo que divulgar os produtos que oferevem nos planfetos já devem estar descrito todo o cardápio, os horários de atendimento as promoções, preços, ou seja, todas as informações necessários para que o cliente peça sem dúvidas.

A planfetagem deve ser feita de casa em casas, para que os moradores não percam o planfeto ou joguem na rua ou lata de lixo.

Mas não fique só na planfetagem, distribua botons de geladeiras, chaveiros e outros brindes que tenham o telefone e serviços da pizzaria delivery.

Distribua também alguns planfetos no trânsito e conte com mais de uma forma de divulgação, como faixas, outdoors, patrocínios em eventos, balões inflavéis ou bonecos que distribuam os planfetos.

Os bonecos que distribuem planfetos deveriam ser mais populares no Brasil, esses bonecos encantam as crianças e em decorrência disso os pais ou responsáveis acabam pegando o planfleto e memorizando o nome da pizzaria delivery.

Então, para divulgar com mais eficiência use todo o poder de marketing: crie um personagem, um mascote, e distribua brindes para crianças. Os gastos com essas iniciativas trará um retorno bem maior.

Diferencial de uma pizzaria delivery

A pizzaria delivery poderá criar mecanismos de diferenciação desde o cardápio, oferecendo cardápio atualizado com os gostos dos clientes e atendendo a pedidos.

Também poderá criar um nicho de mercado, atendendo a festas e eventos: organize um buffet de pizza com garçons e trabalhe por contrato, cada festa ou evento um contrato.

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